segunda-feira, 24 de março de 2008

Senador Botelho traz telecentros para Roraima

O Ministério das Comunicações, a pedido do senador Augusto Botelho (PT-RR), vai instalar telecentros comunitários em todos os municípios de Roraima até o dia 30 de junho.

Segundo o senador Augusto Botelho, “o espaço dos telecentros comunitários é aberto à população. Todos, inclusive as famílias de menor poder aquisitivo passarão a ter acesso à internet e muitos trabalhadores e estudantes vão ter a chance de aprender ou se aperfeiçoar na informática, principalmente os estudantes das escolas públicas”.

O Ministério vai fornecer para cada telecentro um computador servidor, dez computadores em rede, um projetor multimídia, um roteador wireless, uma impressora a laser, uma central de monitoramento remoto, onze estabilizadores, onze mesas para computador, uma mesa para a impressora e uma mesa para o monitor que ficará no local auxiliando os usuários do telecentro, além de armários e cadeiras.

Além do mobiliário, dos computadores, da infra-estrutura de rede lógica e de sistemas, o Ministério das Comunicações ainda ficará responsável pela instalação de softwares livres e de programas informatizados que forem necessários para o funcionamento dos telecentros.

Em contrapartida, as prefeituras devem oferecer local adequado, com luz, água potável, sanitários, linha telefônica e acessibilidade às pessoas portadoras de necessidades especiais. Cada prefeito também ficará responsável pela manutenção das instalações físicas e acompanhamento da manutenção dos equipamentos.

A instalação desses telecentros comunitários faz parte da política de inclusão digital do Ministério das Comunicações e do governo do presidente Lula.

Cada telecentro de Roraima contará também com, no mínimo, um monitor para ajudar as pesquisas dos alunos, e orientar no manuseio dos computadores os idosos, trabalhadores, e portadores de necessidades especiais que forem até o local.

Nenhum comentário: