sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Rio de Janeiro: Curso de Medicina da UFF é o mais concorrido

27/09/2007
Federal Fluminense divulga concorrência do vestibular 2008
Da redação*
Em São Paulo

Relação candidato/vaga da UFF

A Coordenadoria de Seleção (Coseac) da UFF (Universidade Federal Fluminense) divulgou a relação candidato/vaga do vestibular 2008.

Foram 49.194 candidatos inscritos, o que representa aumento de quase 10% em relação ao ano passado.

O curso de medicina, com quase 45 candidatos por vaga (44,33), é o mais concorrido, seguido de Publicidade e Propaganda (27,48), o novo curso Relações Internacionais (26,07), Jornalismo (25,55) e Direito (20,72).

No total são oferecidas 5.388 vagas, distribuídas por 73 cursos de graduação. Dessas, 120 são da nova graduação de odontologia em Nova Friburgo. Ciência da computação (Rio das Ostras), engenharia de produção (Rio das Ostras) e psicologia (Rio das Ostras) são cursos que voltam a ser oferecidos.

As provas serão aplicadas no dia 15 de novembro (primeira fase) e 9 de dezembro (segunda fase). Os candidatos do curso de arquitetura e urbanismo fazem avaliações de expressão plástica no dia 11 de dezembro.

Veja como serão os exames:

- Primeira etapa: 75 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa e literatura brasileira, biologia, física, geografia, história, matemática, química e língua estrangeira (francês, inglês ou espanhol)
- Segunda etapa: redação e duas provas com questões predominantemente discursivas e específicas do curso pretendido

Os resultados da primeira etapa serão divulgados no dia 29 de novembro, e o da segunda fase, no dia 20 de dezembro. O resultado final será divulgado no dia 25 de janeiro de 2008 -- após os recursos dos exames da segunda etapa.

Mudanças

No vestibular 2008, a UFF dará 10% de bônus na nota dos candidatos vindos de escolas públicas de qualquer Estado do país. A universidade também vai reservar 20% das vagas oferecidas pelos cursos de pedagogia e das licenciaturas em física, química e matemática para professores da rede pública de ensino.

Para ter direito ao bônus de 10%, que será aplicado sobre a nota final, o candidato deverá ser classificado para a 2ª fase do vestibular. A UFF é a primeira universidade federal do Estado do Rio de Janeiro a oferecer um sistema de bônus no vestibular.

As provas também passarão a ser aplicadas fora do Estado do Rio: nas cidades de Juiz de Fora (MG) e Vitória (ES). A capital, Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda, todos no Rio de Janeiro, também receberão os exames.

Fonte: Uol Notícias

http://vestibular.uol.com.br/ultnot/2007/09/27/ult798u20462.jhtm

Nenhum comentário: